Detalhes do E-book

Título: “Entrando no pet... Eu agora enxergo coisas que eu não enxergava antes!”
Informações
ISBN
978-65-86230-58-1
Autores(as)
Roseli da Rosa Pereira
Sobre esta obra

Esta pesquisa busca investigar possíveis contribuições do Programa de

Educação Tutorial Conexões de Saberes Políticas Públicas de Juventude (PET

PPJ), enquanto atividade extensão universitária, levando também em conta a sua

importância no ensino e pesquisa, para pensar a formação ético-política dos

estudantes cotistas que constituem o referido Grupo PET na universidade pública.

Refletir sobre o tema tem significativa relevância na atualidade, pois é um momento

em que o modelo econômico neoliberal demonstra sua força, trazendo

consequências que enfraquecem a constituição dos sujeitos políticos, capazes de

pensar e contribuir com as questões coletivas que permeiam a esfera pública. Nesse

sentido, há o aporte teórico de Boaventura de Sousa Santos, Antônio Joaquim

Severino, José Dias Sobrinho, Marilena Chauí, Paulo Freire, dentre outros, os quais

tencionam modelos e práticas de formação universitária voltados à mera

profissionalização e aquisição de habilidades técnicas, uma vez que as

possibilidades de transformação social embasadas em alternativas contrahegemônicas precisam valorizar uma formação ampliada, ética e politicamente

comprometida. A pesquisa se desenvolveu sob o prisma de uma abordagem

qualitativa, tipo estudo de caso descritivo, com ferramentas da pesquisa-participante

(MINAYO, 2001; BRANDÃO, 2007; ANDRÉ, 2005). Os dados foram produzidos por

meio de entrevistas semiestruturadas com estudantes cotistas, além de análise de

documentos referentes à história do PET PPJ e à Extensão Universitária. Os

resultados elucidam possíveis contribuições da experiência do PET PPJ, enquanto

atividade extensionista, para o processo de formação política dos estudantes. Essas

contribuições versam sobre as possibilidades de partilhar experiências com a

sociedade, oferecendo a ela um retorno das aprendizagens proporcionadas pela

universidade, as quais também devem serem entendidas como bem público.

Portanto, de modo transitório, sempre inacabado, considera-se que a experiência

extensionista do PET PPJ apresenta potencialidades e fragilidades para a

constituição de sujeitos políticos, críticos, reflexivos e socialmente comprometidos

com os processos de emancipação e valorização da dignidade humana.

Ficha Técnica
Ano Publicação
2021
Páginas
101