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Detalhes do E-book

Título: Discussões sobre os aspectos educacionais no Brasil (v.1)
Informações
ISBN
978-65-81028-07-7
Editores(as)
Edilson Antonio Catapan
Sobre esta obra

A obra intitulada “Discussões sobre os aspectos educacionais no Brasil”

Vol. 01, publicada pela Brazilian Journals, apresenta um conjunto de quinze capítulos

que visa abordar diversas temáticas ligadas à área da educação, possibilitando melhor

entendimento a aqueles que desejam ampliar seus conhecimentos sobre os aspectos

importantes relacionados ao âmbito educacional no Brasil: processos históricos,

aspectos de desenvolvimento, transformações sociais, conflitos e características

culturais. A seguir são apresentados os estudos que compõem os capítulos deste

livro.

O primeiro capítulo intitulado “O jogo protagonizado versus o jogo tecnológico:

reflexões acerca do desenvolvimento infantil”. O segundo capítulo intitulado “Uso de

recursos educacionais na aprendizagem significativa das disciplinas CDD e CDU do

curso de biblioteconomia”. O terceiro capítulo tem como título “Aprendizagem

invertida: ensino híbrido em aulas de física geral dos cursos de engenharia” O quarto

capítulo intitulado “A inclusão de alunos em uma escola privada na cidade de

imperatriz - MA: um olhar por parte dos professores, intérpretes e coordenadores”. O

quinto capítulo tem como título “Repositório Digital: instrumento de aprendizagem na

Educação Profissional”. O sexto capítulo “O papel da educomunicação na efetivação

da educação em direitos humanos”. O sétimo capítulo é intitulado “Educação

ambiental intermunicipal na conscientização de alunos sobre a preservação do rio do

peixe”. O oitavo tem como título “Análise do interesse dos alunos e egressos do curso

de ciências contábeis de uma instituição de ensino superior- IES acerca do mercado

de trabalho atuarial”.

O nono capítulo intitulado “A universidade enquanto formadora e

transformadora de professores para a educação inclusiva na atualidade”. O décimo

capítulo intitulado “Reflexões sobre os sentidos da experiência de uma professora a

partir de seu relato”. O décimo primeiro capítulo tem como título “Os professores

reflexivos e a investigação-ação”. O décimo segundo capítulo intitulado “A formação

do professor da educação infantil um olhar no tripé: educar, cuidar e brincar”. O décimo

terceiro capítulo tem como título “A geografia do pão: uma metodologia interdisciplinar

entre a arte e a geografia”. O décimo quarto capítulo tem como título “Políticas

educacionais e organização no período de acolhimento e da adaptação na educação

infantil”. O décimo quinto capítulo intitulado “O valor da pluralidade cultural e o

currículo escolar na concepção do professor”. O décimo sexto capítulo tem como título

“O ensino do conteúdo de peixes cartilaginosos com auxílio de material lúdico”. O

décimo sétimo capítulo intitulado “Formação continuada de professores

alfabetizadores no contexto da cibercultura: contribuições à utilização de tic na sala

de aula”. O décimo oitavo tem como título “O papel da educomunicação na efetivação

da educação em direitos humanos.” O décimo nono intitulado “Ensino híbrido e aulas

de acompanhamento pedagógico: um relato de experiência sobre o uso da tecnologia

no processo de construção do conceito de pressão”. E por fim, o vigésimo capítulo

intitulado “Ensino de ciências e energia mecânica: análise da utilização de

experimentação investigativa no contexto de aulas de acompanhamento pedagógico”.

Dessa forma, agradecemos aos autores por todo esforço e dedicação que

contribuíram para a construção dessa obra, e esperamos que este livro possa

colaborar para a discussão e entendimento de temas relevantes para a área de

educação, orientando docentes, estudantes, gestores e pesquisadores à reflexão

sobre os assuntos aqui apresentados.

Ficha Técnica
Ano Publicação
2020
Páginas
303

Corpo Editorial



Editor Chefe

Prof. Dr. Edilson Antonio Catapan - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora, Brasil



Conselho Editorial

Prof. Dr. Edson da Silva - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Brasil

Profª. Drª. Fátima Cibele Soares - Universidade Federal do Pampa, Brasil

Prof. Dr. Gilson Silva Filho - Centro Universitário São Camilo, Brasil

Prof. Msc. Júlio Nonato Silva Nascimento - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Brasil

Profª. Msc. Adriana Karin Goelzer Leining - Universidade Federal do Paraná, Brasil

Prof. Msc. Ricardo Sérgio da Silva - Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Prof. Esp. Haroldo Wilson da Silva - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil

Prof. Dr. Orlando Silvestre Fragata - Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Prof. Dr. Orlando Ramos do Nascimento Júnior - Universidade Estadual de Alagoas, Brasil

Profª. Drª. Angela Maria Pires Caniato - Universidade Estadual de Maringá, Brasil

Profª. Drª. Genira Carneiro de Araujo - Universidade do Estado da Bahia, Brasil

Prof. Dr. José Arilson de Souza - Universidade Federal de Rondônia, Brasil

Profª. Msc. Maria Elena Nascimento de Lima - Universidade do Estado do Pará, Brasil

Prof. Caio Henrique Ungarato Fiorese - Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil

Profª. Drª Silvana Saionara Gollo - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil

Profª. Drª. Mariza Ferreira da Silva - Universidade Federal do Paraná, Brasil

Prof. Msc. Daniel Molina Botache - Universidad del Tolima, Colômbia

Prof. Dr. Armando Carlos de Pina Filho- Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Prof. Dr. Hudson do Vale de Oliveira- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, Brasil

Profª. Msc. Juliana Barbosa de Faria - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Brasil

Profª. Esp. Marília Emanuela Ferreira de Jesus - Universidade Federal da Bahia, Brasil

Prof. Msc. Jadson Justi - Universidade Federal do Amazonas, Brasil

Profª. Drª. Alexandra Ferronato Beatrici - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil

Profª. Msc. Caroline Gomes Mâcedo - Universidade Federal do Pará, Brasil

Prof. Dr. Dilson Henrique Ramos Evangelista - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Brasil

Prof. Dr. Edmilson Cesar Bortoletto - Universidade Estadual de Maringá, Brasil

Prof. Msc. Raphael Magalhães Hoed - Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Brasil

Profª. Msc Eulália Cristina Costa de Carvalho - Universidade Federal do Maranhão, Brasil

Prof. Msc Fabiano Roberto Santos de Lima - Centro Universitário Geraldo di Biase, Brasil

Profª. Drª. Gabrielle de Souza Rocha - Universidade Federal Fluminense, Brasil

Prof. Dr. Helder Antônio da Silva - Instituto Federal de Educação do Sudeste de Minas Gerais, Brasil

Profª. Esp. Lida Graciela Valenzuela de Brull - Universidad Nacional de Pilar, Paraguai

Profª. Drª. Jane Marlei Boeira - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Brasil

Profª. Drª. Carolina de Castro Nadaf Leal - Universidade Estácio de Sá, Brasil

Prof. Dr. Carlos Alberto Mendes Morais - Universidade do Vale do Rio do Sino, Brasil

Prof. Dr. Richard Silva Martins - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio Grandense, Brasil

Profª. Drª. Ana Lídia Tonani Tolfo - Centro Universitário de Rio Preto, Brasil

Prof. Dr. André Luís Ribeiro Lacerda - Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil

Prof. Dr. Wagner Corsino Enedino - Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil

Profª. Msc. Scheila Daiana Severo Hollveg - Universidade Franciscana, Brasil

Prof. Dr. José Alberto Yemal - Universidade Paulista, Brasil

Profª. Drª. Adriana Estela Sanjuan Montebello - Universidade Federal de São Carlos, Brasil

Profª. Msc. Onofre Vargas Júnior - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Brasil

Profª. Drª. Rita de Cássia da Silva Oliveira - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Brasil

Profª. Drª. Leticia Dias Lima Jedlicka - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Brasil

Profª. Drª. Joseina Moutinho Tavares - Instituto Federal da Bahia, Brasil

Prof. Dr. Paulo Henrique de Miranda Montenegro - Universidade Federal da Paraíba, Brasil

Prof. Dr. Claudinei de Souza Guimarães - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Profª. Drª. Christiane Saraiva Ogrodowski - Universidade Federal do Rio Grande, Brasil

Profª. Drª. Celeide Pereira - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil

Profª. Msc. Alexandra da Rocha Gomes - Centro Universitário Unifacvest, Brasil

Profª. Drª. Djanavia Azevêdo da Luz - Universidade Federal do Maranhão, Brasil

Prof. Dr. Eduardo Dória Silva - Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Profª. Msc. Juliane de Almeida Lira - Faculdade de Itaituba, Brasil

Prof. Dr. Luiz Antonio Souza de Araujo - Universidade Federal Fluminense, Brasil

Prof. Dr. Rafael de Almeida Schiavon - Universidade Estadual de Maringá, Brasil

Profª. Drª. Rejane Marie Barbosa Davim - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil

Prof. Msc. Salvador Viana Gomes Junior - Universidade Potiguar, Brasil

Prof. Dr. Caio Marcio Barros de Oliveira - Universidade Federal do Maranhão, Brasil

Prof. Dr. Cleiseano Emanuel da Silva Paniagua - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Brasil

Profª. Drª. Ercilia de Stefano - Universidade Federal Fluminense, Brasil

Prof. Msc. Juan José Angel Palomino Jhong - Universidad Nacional San Luis Gonzaga -Ica, Perú