Detalhes do E-book

Título: Discussões sobre os aspectos educacionais no Brasil (v.1)
Informações
ISBN
978-65-81028-07-7
Editores(as)
Edilson Antonio Catapan
Sobre esta obra

A obra intitulada “Discussões sobre os aspectos educacionais no Brasil”

Vol. 01, publicada pela Brazilian Journals, apresenta um conjunto de quinze capítulos

que visa abordar diversas temáticas ligadas à área da educação, possibilitando melhor

entendimento a aqueles que desejam ampliar seus conhecimentos sobre os aspectos

importantes relacionados ao âmbito educacional no Brasil: processos históricos,

aspectos de desenvolvimento, transformações sociais, conflitos e características

culturais. A seguir são apresentados os estudos que compõem os capítulos deste

livro.

O primeiro capítulo intitulado “O jogo protagonizado versus o jogo tecnológico:

reflexões acerca do desenvolvimento infantil”. O segundo capítulo intitulado “Uso de

recursos educacionais na aprendizagem significativa das disciplinas CDD e CDU do

curso de biblioteconomia”. O terceiro capítulo tem como título “Aprendizagem

invertida: ensino híbrido em aulas de física geral dos cursos de engenharia” O quarto

capítulo intitulado “A inclusão de alunos em uma escola privada na cidade de

imperatriz - MA: um olhar por parte dos professores, intérpretes e coordenadores”. O

quinto capítulo tem como título “Repositório Digital: instrumento de aprendizagem na

Educação Profissional”. O sexto capítulo “O papel da educomunicação na efetivação

da educação em direitos humanos”. O sétimo capítulo é intitulado “Educação

ambiental intermunicipal na conscientização de alunos sobre a preservação do rio do

peixe”. O oitavo tem como título “Análise do interesse dos alunos e egressos do curso

de ciências contábeis de uma instituição de ensino superior- IES acerca do mercado

de trabalho atuarial”.

O nono capítulo intitulado “A universidade enquanto formadora e

transformadora de professores para a educação inclusiva na atualidade”. O décimo

capítulo intitulado “Reflexões sobre os sentidos da experiência de uma professora a

partir de seu relato”. O décimo primeiro capítulo tem como título “Os professores

reflexivos e a investigação-ação”. O décimo segundo capítulo intitulado “A formação

do professor da educação infantil um olhar no tripé: educar, cuidar e brincar”. O décimo

terceiro capítulo tem como título “A geografia do pão: uma metodologia interdisciplinar

entre a arte e a geografia”. O décimo quarto capítulo tem como título “Políticas

educacionais e organização no período de acolhimento e da adaptação na educação

infantil”. O décimo quinto capítulo intitulado “O valor da pluralidade cultural e o

currículo escolar na concepção do professor”. O décimo sexto capítulo tem como título

“O ensino do conteúdo de peixes cartilaginosos com auxílio de material lúdico”. O

décimo sétimo capítulo intitulado “Formação continuada de professores

alfabetizadores no contexto da cibercultura: contribuições à utilização de tic na sala

de aula”. O décimo oitavo tem como título “O papel da educomunicação na efetivação

da educação em direitos humanos.” O décimo nono intitulado “Ensino híbrido e aulas

de acompanhamento pedagógico: um relato de experiência sobre o uso da tecnologia

no processo de construção do conceito de pressão”. E por fim, o vigésimo capítulo

intitulado “Ensino de ciências e energia mecânica: análise da utilização de

experimentação investigativa no contexto de aulas de acompanhamento pedagógico”.

Dessa forma, agradecemos aos autores por todo esforço e dedicação que

contribuíram para a construção dessa obra, e esperamos que este livro possa

colaborar para a discussão e entendimento de temas relevantes para a área de

educação, orientando docentes, estudantes, gestores e pesquisadores à reflexão

sobre os assuntos aqui apresentados.

Ficha Técnica
Ano Publicação
2020
Páginas
303