Detalhes do E-book

Título: Desenvolvimento de tecnologias de ensino acessíveis para a formação de conceitos para a educação básica
Informações
ISBN
978-65-81028-16-9
Autores(as)
Alexandra Ayach Anache, Eliane Mattos Piranda
Sobre esta obra

Este livro decorre do esforço conjunto de vários profissionais que atuam na área de Educação, Ciências e Tecnologias, pesquisam temas relacionados à formação de professores e à educação especial, e participaram da Chamada FUNDECT/CAPES n° 11/2015 – EDUCA-MS – CIÊNCIA E EDUCAÇÃO BÁSICA. As pesquisas têm evidenciado que há obstruções no acesso, permanência e conclusão dos estudos de estudantes com deficiências, (ANACHE et al., 2014; KASSAR 2013, MENDES, PLESTCH, HOSTINS, 2019) e, de acordo com censo do IBGE (2010), esse público tem as menores taxas de escolarização. Outros estudos que realizamos no Observatório de Educação Especial nas salas de recursos multifuncionais (2011-2014) informaram que, embora o Ministério da Educação as tenha equipado com Tecnologia Assistiva (TA) e com recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação, nem todos os professores se consideravam aptos para utilizá-los no processo de ensino, viabilizando a aprendizagem de todos os estudantes. (ANACHE et al., 2014). Os resultados obtidos nesta pesquisa estimularam a nossa participação em outros projetos que pretenderam estudar o tema em referência, com destaque para “A inclusão escolar de alunos com deficiência sensorial: estudo sobre as tecnologias assistivas”, financiado pela FUNDECT/CAPES N° 13/2014 – EDUCA-MS– Protocolo: 30286.433.2349.08052014 e coordenado pela Profa. Dra. Celi Corrêa Neres, e “Tecnologia Assistiva como ferramenta e serviço para promover a inclusão educacional e social de alunos com deficiência”, coordenado pela Profa. Dra. Shirley Takeco Gobara, que está vinculado à Rede de Cooperação Universitária para o ensino, pesquisa, desenvolvimento e inovação em Tecnologia Assistiva, liderada pela Profa. Dra. Roseli de Deus Lopes, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Atualmente, os recursos de Tecnologia Assistiva representam possibilidades de desenvolvimento e uso de estratégias pedagógicas que proporcionem melhores condições de ensino-aprendizagem nas áreas de ciências aos alunos com deficiência. Entende-se a necessidade de esforços coletivos para que as aplicações dos recursos tecnológicos proporcionem melhorias no processo educacional com foco no potencial de cada aluno, e não em suas limitações. Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar o lugar que a Tecnologia Assistiva ocupa na educação básica para proporcionar ensino-aprendizagem de estudantes com deficiências, visando fomentar o desenvolvimento desse recurso no processo de formação de conceitos. Para esse fim, optou-se pela pesquisa do tipo qualitativa, realizada em ambiente natural, ou seja, em uma escola da rede pública, com ênfase na dinâmica do funcionamento institucional, requerendo o uso de várias técnicas para a construção da informação. Participaram dessa pesquisa 07 professores que ministravam aulas para estudantes com deficiências, do ensino fundamental e médio. A escola pública foi o cenário deste trabalho, em que os participantes discutiram sobre o lugar que a Tecnologia Assistiva ocupa na educação básica e,a partir dessas informações, construíram, em colaboração, trabalhos que abordam as possibilidades de desenvolvimento e uso de tecnologia para proporcionar condições de ensino e aprendizagem nas áreas de ciências aos alunos que apresentam deficiências. Os resultados dessa pesquisa demonstraram a necessidade de maiores investimentos em acessibilidade; em Tecnologia Assistiva e em Tecnologia da Comunicação e da Informação; na formação de professores, em todos os níveis de ensino; em um ordenamento do trabalho da escola que supere a lógica de mercado; é na elaboração de orientações e de materiais didáticos acessíveis, que possam ser utilizados pelos estudantes com e sem deficiências. Portanto, os capítulos deste livro expressam o movimento construído pelos(as) participantes deste trabalho a fim de apresentar aos professores(as) e demais profissionais subsídios necessários para proporcionar condições de aprendizagens para todos, como orienta os princípios da Educação Inclusiva.

Ficha Técnica
Ano Publicação
2021
Edição
1
Páginas
203