Submeta seu trabalho para nossa análise!



Nossa editora de livros trabalha com editorações e publicações de diversos tipos de trabalhos científicos, os quais: relatórios de  pós-doutorado, teses de doutorado, dissertações de mestrado, monografias ou trabalhos de conclusão de cursos de graduação ou pós-graduação, assim como artigos científicos e anais de congressos, encontros ou simpósios acadêmicos, ou textos independentes, todos em forma de livros eletrônicos e impressos.

Os livros editorados por nossa empresa são disponibilizados em nosso site para download gratuito por tempo indeterminado, além de ser disponibilizado em repositórios internacionais: Open Library e Amazon Good Reads. Ainda, todos os livros são registros na Câmara Brasileira do Livro para obtenção do respectivo ISBN, além do registro no DOI (Digital Object Identifier). O DOI (prefixo 10.35587) pode ser registrado para o livro completo, ou para cada capítulo, quando se trata de um livro organizado, com diferentes autores em cada capítulo. Nosso prefixo editorial de ISBN é "81028".

O pagamento da editoração dos livros pode ser realizado por meio de depósito bancário ou cartão de crédito em até 5x sem juros, por meio do paypal. O valor para publicação de capítulos de livro é R$ 390,00 por capítulo.

Para orçamentos de livros completos ou impressões de livros físicos, entre em contato com nossa equipe pelo email: editora@brazilianjournals.com.br.

Estamos sempre a disposição para melhor atendê-lo(a)!









Detalhes do E-book

Título: Núcleos de práticas corporais – pensando as teorias e práticas
Informações
ISBN
978-65-86230-34-5
Editores(as)
Marco Aurelio Da Ros
Sobre esta obra

Atrás de todo livro tem uma história, e esse não é diferente. Passa por um

universo que inclui inicialmente o Prof. George Saliba Manske, Educador Físico, e

em 2017 professor do mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho da Univali e

também membro do grupo de pesquisa Argos, do mesmo mestrado. Este professor

foi autor de um projeto em busca de financiamento pela FAPESC denominado

Núcleos de Práticas Corporais, em nome do grupo Argos. E a partir dessa sua

idealização envolve uma porção de atores sociais.

O grupo ARGOS havia colaborado com a construção de uma residência

médica e multiprofissional em saúde da família, (com 2 anos de duração, com bolsas

financiadas pelo Ministério da Saúde) da qual pelo menos 5 membros atuavam

como tutores nas áreas de medicina, odontologia, psicologia, fonoaudiologia e

educação física. A residência atuava em 5 municípios diferentes chegando a ter

mais 80 residentes por ano (considerando os R1 e R2). A pratica da residência se

dava nas Unidades básicas de Saúde dos municípios de (Itajaí, Itapema, Piçarras,

Brusque e Navegantes) e envolvia os Núcleos de Apoio ao Saúde da Família

(NASF) multiprofissionais. Seu trabalho consistia em atenção as necessidades de

saúde da população, seja direta ou indiretamente com o matriciamento, e a

promoção de saúde, onde se incentivavam os trabalhos com grupos.

Pois bem essa “tripla militância” graduação, mestrado e residência, por parte

dos professores permitia a possibilidade de articulação entre elas seja na área de

estágios, extensão, pesquisa e formação, com os diversos municípios. Outro dos

professores Carlos Máximo (da psicologia), elaborou um projeto de pesquisa

(chamado de projeto-chapéu) em que os relatos de experiência poderiam ser

incluídos e poderiam ser publicados. Projeto extremamente interessante que

viabilizou as produções acadêmicas sobre os Núcleos de Praticas corporais.

Coordenava este grupo esse professor que faz essa apresentação, Marco Da

Ros, médico especialista em Saúde Comunitária e familiar, e orientador de Tatiane

Marafon.

Ao final de 2018 foi recebida a notícia de aprovação do Projeto pela Fapesc, e

houve liberação da verba para compra de materiais viabilizadores da proposta em

abril de 2019.

Entre 2017 e 2020, ano em que decidimos editar a experiência na forma de

livro (e-book) ocorreram muitas coisas. A maioria dos professores tinham deixado de

ser tutores da Residência, houve mudança no comando da UNIVALI, os grupos de

pesquisa se reestruturaram e o Argos deu origem a dois novos grupos ( Práxis; e

Estudos Culturais), entramos numa pandemia que de março a novembro de 2020

havia matado mais de 170 mil brasileiros, o governo federal diminuiu

substancialmente seu apoio ao SUS e ao PMM (Programa Mais Médicos - origem do

financiamento da residência), e a residência entra em seu último ano de

funcionamento com a atual proposta, e com a perspectiva de encerramento das

atividades do NASF nos municípios.

Estas histórias povoam a lógica do primeiro capítulo deste livro. O professor

que ainda continuava ligado a residência, Marco Da Ros, assume, com sua

orientanda de mestrado do programa MSGT, Tatiane Marafon, da psicologia, estudo

e implantação dos Núcleos. Duas bolsistas da Graduação em odontologia foram

fundamentais para dar sustentação a execução do projeto e do livro, tendo

participado ativamente de todas as etapas. Há neste capítulo uma reflexão teórica sobre aspectos fundamentais envolvidos na temática dos núcleos de práticas

corporais.

George, que tem a verdadeira autoria do projeto, havia deixado a

especialização de Residência em Saúde da Família, e atualmente, no mestrado, ele

faz parte do grupo de estudos culturais. No segundo capítulo desta obra, retoma

reflexões teóricas trazendo os matizes do pensar Práticas Corporais.

No terceiro capítulo Tatiane mostra aspectos de sua dissertação e desenvolve

uma tecnologia social de planejamento estratégico, para grupos semelhantes

aos núcleos.

Tatiane participa do 4° capítulo colaborando com Ana Carolina na reflexão

sobre como se deu o processo no município de Itajaí.

Andressa, também egressa do mestrado, e profissional de saúde do

município de Itapema assume com seus residentes e colegas profissionais a

descrição e análise das experiências levadas a cabo no município e Itapema.

Acreditamos muito que a leitura possa contribuir para a reflexão sobre essa

ruptura com o biologicismo ainda tão presente na área da Educação Física, criando

alternativas promotoras de saúde junto a população.

Queremos agradecer o apoio financeiro e técnico da Fapesc, e a gestão dos

municípios envolvidos com o Projeto, especialmente os preceptores da Residência.

Ficha Técnica
Ano Publicação
2020
Páginas
157

Corpo Editorial



Editor Chefe

Prof. Dr. Edilson Antonio Catapan - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora, Brasil



Conselho Editorial

Prof. Dr. Edson da Silva - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Brasil

Profª. Drª. Fátima Cibele Soares - Universidade Federal do Pampa, Brasil

Prof. Dr. Gilson Silva Filho - Centro Universitário São Camilo, Brasil

Prof. Msc. Júlio Nonato Silva Nascimento - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Brasil

Profª. Msc. Adriana Karin Goelzer Leining - Universidade Federal do Paraná, Brasil

Prof. Msc. Ricardo Sérgio da Silva - Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Prof. Esp. Haroldo Wilson da Silva - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil

Prof. Dr. Orlando Silvestre Fragata - Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Prof. Dr. Orlando Ramos do Nascimento Júnior - Universidade Estadual de Alagoas, Brasil

Profª. Drª. Angela Maria Pires Caniato - Universidade Estadual de Maringá, Brasil

Profª. Drª. Genira Carneiro de Araujo - Universidade do Estado da Bahia, Brasil

Prof. Dr. José Arilson de Souza - Universidade Federal de Rondônia, Brasil

Profª. Msc. Maria Elena Nascimento de Lima - Universidade do Estado do Pará, Brasil

Prof. Caio Henrique Ungarato Fiorese - Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil

Profª. Drª Silvana Saionara Gollo - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil

Profª. Drª. Mariza Ferreira da Silva - Universidade Federal do Paraná, Brasil

Prof. Msc. Daniel Molina Botache - Universidad del Tolima, Colômbia

Prof. Dr. Armando Carlos de Pina Filho- Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Prof. Dr. Hudson do Vale de Oliveira- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, Brasil

Profª. Msc. Juliana Barbosa de Faria - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Brasil

Profª. Esp. Marília Emanuela Ferreira de Jesus - Universidade Federal da Bahia, Brasil

Prof. Msc. Jadson Justi - Universidade Federal do Amazonas, Brasil

Profª. Drª. Alexandra Ferronato Beatrici - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil

Profª. Msc. Caroline Gomes Mâcedo - Universidade Federal do Pará, Brasil

Prof. Dr. Dilson Henrique Ramos Evangelista - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Brasil

Prof. Dr. Edmilson Cesar Bortoletto - Universidade Estadual de Maringá, Brasil

Prof. Msc. Raphael Magalhães Hoed - Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Brasil

Profª. Msc Eulália Cristina Costa de Carvalho - Universidade Federal do Maranhão, Brasil

Prof. Msc Fabiano Roberto Santos de Lima - Centro Universitário Geraldo di Biase, Brasil

Profª. Drª. Gabrielle de Souza Rocha - Universidade Federal Fluminense, Brasil

Prof. Dr. Helder Antônio da Silva - Instituto Federal de Educação do Sudeste de Minas Gerais, Brasil

Profª. Esp. Lida Graciela Valenzuela de Brull - Universidad Nacional de Pilar, Paraguai

Profª. Drª. Jane Marlei Boeira - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Brasil

Profª. Drª. Carolina de Castro Nadaf Leal - Universidade Estácio de Sá, Brasil

Prof. Dr. Carlos Alberto Mendes Morais - Universidade do Vale do Rio do Sino, Brasil

Prof. Dr. Richard Silva Martins - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio Grandense, Brasil

Profª. Drª. Ana Lídia Tonani Tolfo - Centro Universitário de Rio Preto, Brasil

Prof. Dr. André Luís Ribeiro Lacerda - Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil

Prof. Dr. Wagner Corsino Enedino - Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil

Profª. Msc. Scheila Daiana Severo Hollveg - Universidade Franciscana, Brasil

Prof. Dr. José Alberto Yemal - Universidade Paulista, Brasil

Profª. Drª. Adriana Estela Sanjuan Montebello - Universidade Federal de São Carlos, Brasil

Profª. Msc. Onofre Vargas Júnior - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Brasil

Profª. Drª. Rita de Cássia da Silva Oliveira - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Brasil

Profª. Drª. Leticia Dias Lima Jedlicka - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Brasil

Profª. Drª. Joseina Moutinho Tavares - Instituto Federal da Bahia, Brasil

Prof. Dr. Paulo Henrique de Miranda Montenegro - Universidade Federal da Paraíba, Brasil

Prof. Dr. Claudinei de Souza Guimarães - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Profª. Drª. Christiane Saraiva Ogrodowski - Universidade Federal do Rio Grande, Brasil

Profª. Drª. Celeide Pereira - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil

Profª. Msc. Alexandra da Rocha Gomes - Centro Universitário Unifacvest, Brasil

Profª. Drª. Djanavia Azevêdo da Luz - Universidade Federal do Maranhão, Brasil

Prof. Dr. Eduardo Dória Silva - Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Profª. Msc. Juliane de Almeida Lira - Faculdade de Itaituba, Brasil

Prof. Dr. Luiz Antonio Souza de Araujo - Universidade Federal Fluminense, Brasil

Prof. Dr. Rafael de Almeida Schiavon - Universidade Estadual de Maringá, Brasil

Profª. Drª. Rejane Marie Barbosa Davim - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil

Prof. Msc. Salvador Viana Gomes Junior - Universidade Potiguar, Brasil

Prof. Dr. Caio Marcio Barros de Oliveira - Universidade Federal do Maranhão, Brasil

Prof. Dr. Cleiseano Emanuel da Silva Paniagua - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Brasil

Profª. Drª. Ercilia de Stefano - Universidade Federal Fluminense, Brasil

Prof. Msc. Juan José Angel Palomino Jhong - Universidad Nacional San Luis Gonzaga -Ica, Perú

Prof. Dr. João Tomaz da Silva Borges - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Brasil

Profª Drª Consuelo Salvaterra Magalhães - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil

Prof. Dr. José Gpe. Melero Oláguez - Instituto Tecnológico Nacional de México, Cidade do México

Prof. Dr. Adelcio Machado - Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Brasil

Profª Drª Claudia da Silva Costa - Centro Universitário Planalto do Distrito Federal, Brasil

Profª. Msc. Alicia Ravelo Garcia - Universidad Autónoma de Baja California, México

Prof. Dr. Artur José Pires Veiga - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil

Profª Drª María Leticia Arena Ortiz - Universidad Nacional Autónoma de México, México