Submeta seu trabalho para nossa análise!



Nossa editora de livros trabalha com editorações e publicações de diversos tipos de trabalhos científicos, os quais: relatórios de  pós-doutorado, teses de doutorado, dissertações de mestrado, monografias ou trabalhos de conclusão de cursos de graduação ou pós-graduação, assim como artigos científicos e anais de congressos, encontros ou simpósios acadêmicos, ou textos independentes, todos em forma de livros eletrônicos e impressos.

Os livros editorados por nossa empresa são disponibilizados em nosso site para download gratuito por tempo indeterminado, além de ser disponibilizado em repositórios internacionais: Open Library e Amazon Good Reads. Ainda, todos os livros são registros na Câmara Brasileira do Livro para obtenção do respectivo ISBN, além do registro no DOI (Digital Object Identifier). O DOI (prefixo 10.35587) pode ser registrado para o livro completo, ou para cada capítulo, quando se trata de um livro organizado, com diferentes autores em cada capítulo. Nosso prefixo editorial de ISBN é "81028".

O pagamento da editoração dos livros pode ser realizado por meio de depósito bancário ou cartão de crédito em até 5x sem juros, por meio do paypal. O valor para publicação de capítulos de livro é R$ 390,00 por capítulo.

Para orçamentos de livros completos ou impressões de livros físicos, entre em contato com nossa equipe pelo email: editora@brazilianjournals.com.br.

Estamos sempre a disposição para melhor atendê-lo(a)!









Detalhes do E-book

Título: A educação física escolar na Escola Municipal Indígena “Warara’awa Assuriní”: Em busca de um fortalecimento étnico
Informações
ISBN
978-65-86230-40-6
Autores(as)
Carlos Alberto Machado Gouvea
Sobre esta obra

O trabalho a seguir tem como objeto de estudo, a educação física na escola

municipal indígena Warara’awaAssuriní, na reserva Trocará Assuriní, próximo ao

município de Tucuruí, no estado do Pará. Trata-se de um trabalho monográfico

realizado para o programa de pós-graduação da UFPA – Universidade Federal do

Estado do Pará, na área de Ciências Sociais, como um dos requisitos para a obtenção

do grau de especialista em Educação Indígena e Diversidade Cultural dos Povos

Indígenas da Amazônia. Para tanto, faz-se necessário a discussão da escola como

instituição formadora, plural, educação intelectual e curricular onde deveria ser

abordado as diferenças culturais a diversidade, o afastamento das práticas

dominantes da sociedade envolvente, o currículo e as relações entre o poder,

conhecimento e identidade social.

Meu objeto de investigação é o ensino aprendizagem produzido pela educação

física escolar indígena, no ensino fundamental, á luz da trajetória histórica da

educação escolar indígena nacional, a legislação específica da educação indígena e

o referencial nacional para as escolas indígenas. Ainda, abordagens e tendências,

concepção de cultura corporal do movimento, seus objetivos e possibilidades para

perspectiva intercultural. Será destacado o contato e o assentamento do povo Assuriní

nas terras às margens do rio Tocantins, como parte da política do governo da época

para pacificar e distanciar esses povos das áreas dos grandes projetos de importância

nacional. A educação escolar e a educação física escolar na escola

Warara’awaAssuriní. Abordarei a política pedagógica do município e o projeto político

pedagógico da escola Warara’awaAssuriní, educação física escolar, entrevista com o

diretor, coordenador, professores de educação física e de outras disciplinas. Analisarse-á as concepções da educação física. Busca se sugestões para as reflexões que

contribuam para a formação de indivíduos conscientes de seu contexto a partir de sua

história, cultura e organização social.

Esses subsídios poderão contribuir na construção de um projeto político

pedagógico e na aplicação da disciplina Educação Física de forma pedagógica na

escola indígena dos Assuriní em uma perspectiva diferenciada e intercultural.

Ficha Técnica
Ano Publicação
2021
Páginas
62

Corpo Editorial



Editor Chefe

Prof. Dr. Edilson Antonio Catapan - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora, Brasil



Conselho Editorial

Prof. Dr. Edson da Silva - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Brasil

Profª. Drª. Fátima Cibele Soares - Universidade Federal do Pampa, Brasil

Prof. Dr. Gilson Silva Filho - Centro Universitário São Camilo, Brasil

Prof. Msc. Júlio Nonato Silva Nascimento - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Brasil

Profª. Msc. Adriana Karin Goelzer Leining - Universidade Federal do Paraná, Brasil

Prof. Msc. Ricardo Sérgio da Silva - Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Prof. Esp. Haroldo Wilson da Silva - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil

Prof. Dr. Orlando Silvestre Fragata - Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Prof. Dr. Orlando Ramos do Nascimento Júnior - Universidade Estadual de Alagoas, Brasil

Profª. Drª. Angela Maria Pires Caniato - Universidade Estadual de Maringá, Brasil

Profª. Drª. Genira Carneiro de Araujo - Universidade do Estado da Bahia, Brasil

Prof. Dr. José Arilson de Souza - Universidade Federal de Rondônia, Brasil

Profª. Msc. Maria Elena Nascimento de Lima - Universidade do Estado do Pará, Brasil

Prof. Caio Henrique Ungarato Fiorese - Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil

Profª. Drª Silvana Saionara Gollo - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil

Profª. Drª. Mariza Ferreira da Silva - Universidade Federal do Paraná, Brasil

Prof. Msc. Daniel Molina Botache - Universidad del Tolima, Colômbia

Prof. Dr. Armando Carlos de Pina Filho- Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Prof. Dr. Hudson do Vale de Oliveira- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, Brasil

Profª. Msc. Juliana Barbosa de Faria - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Brasil

Profª. Esp. Marília Emanuela Ferreira de Jesus - Universidade Federal da Bahia, Brasil

Prof. Msc. Jadson Justi - Universidade Federal do Amazonas, Brasil

Profª. Drª. Alexandra Ferronato Beatrici - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil

Profª. Msc. Caroline Gomes Mâcedo - Universidade Federal do Pará, Brasil

Prof. Dr. Dilson Henrique Ramos Evangelista - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Brasil

Prof. Dr. Edmilson Cesar Bortoletto - Universidade Estadual de Maringá, Brasil

Prof. Msc. Raphael Magalhães Hoed - Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Brasil

Profª. Msc Eulália Cristina Costa de Carvalho - Universidade Federal do Maranhão, Brasil

Prof. Msc Fabiano Roberto Santos de Lima - Centro Universitário Geraldo di Biase, Brasil

Profª. Drª. Gabrielle de Souza Rocha - Universidade Federal Fluminense, Brasil

Prof. Dr. Helder Antônio da Silva - Instituto Federal de Educação do Sudeste de Minas Gerais, Brasil

Profª. Esp. Lida Graciela Valenzuela de Brull - Universidad Nacional de Pilar, Paraguai

Profª. Drª. Jane Marlei Boeira - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Brasil

Profª. Drª. Carolina de Castro Nadaf Leal - Universidade Estácio de Sá, Brasil

Prof. Dr. Carlos Alberto Mendes Morais - Universidade do Vale do Rio do Sino, Brasil

Prof. Dr. Richard Silva Martins - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio Grandense, Brasil

Profª. Drª. Ana Lídia Tonani Tolfo - Centro Universitário de Rio Preto, Brasil

Prof. Dr. André Luís Ribeiro Lacerda - Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil

Prof. Dr. Wagner Corsino Enedino - Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil

Profª. Msc. Scheila Daiana Severo Hollveg - Universidade Franciscana, Brasil

Prof. Dr. José Alberto Yemal - Universidade Paulista, Brasil

Profª. Drª. Adriana Estela Sanjuan Montebello - Universidade Federal de São Carlos, Brasil

Profª. Msc. Onofre Vargas Júnior - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Brasil

Profª. Drª. Rita de Cássia da Silva Oliveira - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Brasil

Profª. Drª. Leticia Dias Lima Jedlicka - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Brasil

Profª. Drª. Joseina Moutinho Tavares - Instituto Federal da Bahia, Brasil

Prof. Dr. Paulo Henrique de Miranda Montenegro - Universidade Federal da Paraíba, Brasil

Prof. Dr. Claudinei de Souza Guimarães - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Profª. Drª. Christiane Saraiva Ogrodowski - Universidade Federal do Rio Grande, Brasil

Profª. Drª. Celeide Pereira - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil

Profª. Msc. Alexandra da Rocha Gomes - Centro Universitário Unifacvest, Brasil

Profª. Drª. Djanavia Azevêdo da Luz - Universidade Federal do Maranhão, Brasil

Prof. Dr. Eduardo Dória Silva - Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Profª. Msc. Juliane de Almeida Lira - Faculdade de Itaituba, Brasil

Prof. Dr. Luiz Antonio Souza de Araujo - Universidade Federal Fluminense, Brasil

Prof. Dr. Rafael de Almeida Schiavon - Universidade Estadual de Maringá, Brasil

Profª. Drª. Rejane Marie Barbosa Davim - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil

Prof. Msc. Salvador Viana Gomes Junior - Universidade Potiguar, Brasil

Prof. Dr. Caio Marcio Barros de Oliveira - Universidade Federal do Maranhão, Brasil

Prof. Dr. Cleiseano Emanuel da Silva Paniagua - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Brasil

Profª. Drª. Ercilia de Stefano - Universidade Federal Fluminense, Brasil

Prof. Msc. Juan José Angel Palomino Jhong - Universidad Nacional San Luis Gonzaga -Ica, Perú