Detalhes do E-book

Título: A educação física escolar na Escola Municipal Indígena “Warara’awa Assuriní”: Em busca de um fortalecimento étnico
Informações
ISBN
978-65-86230-40-6
Autores(as)
Carlos Alberto Machado Gouvea
Sobre esta obra

O trabalho a seguir tem como objeto de estudo, a educação física na escola

municipal indígena Warara’awaAssuriní, na reserva Trocará Assuriní, próximo ao

município de Tucuruí, no estado do Pará. Trata-se de um trabalho monográfico

realizado para o programa de pós-graduação da UFPA – Universidade Federal do

Estado do Pará, na área de Ciências Sociais, como um dos requisitos para a obtenção

do grau de especialista em Educação Indígena e Diversidade Cultural dos Povos

Indígenas da Amazônia. Para tanto, faz-se necessário a discussão da escola como

instituição formadora, plural, educação intelectual e curricular onde deveria ser

abordado as diferenças culturais a diversidade, o afastamento das práticas

dominantes da sociedade envolvente, o currículo e as relações entre o poder,

conhecimento e identidade social.

Meu objeto de investigação é o ensino aprendizagem produzido pela educação

física escolar indígena, no ensino fundamental, á luz da trajetória histórica da

educação escolar indígena nacional, a legislação específica da educação indígena e

o referencial nacional para as escolas indígenas. Ainda, abordagens e tendências,

concepção de cultura corporal do movimento, seus objetivos e possibilidades para

perspectiva intercultural. Será destacado o contato e o assentamento do povo Assuriní

nas terras às margens do rio Tocantins, como parte da política do governo da época

para pacificar e distanciar esses povos das áreas dos grandes projetos de importância

nacional. A educação escolar e a educação física escolar na escola

Warara’awaAssuriní. Abordarei a política pedagógica do município e o projeto político

pedagógico da escola Warara’awaAssuriní, educação física escolar, entrevista com o

diretor, coordenador, professores de educação física e de outras disciplinas. Analisarse-á as concepções da educação física. Busca se sugestões para as reflexões que

contribuam para a formação de indivíduos conscientes de seu contexto a partir de sua

história, cultura e organização social.

Esses subsídios poderão contribuir na construção de um projeto político

pedagógico e na aplicação da disciplina Educação Física de forma pedagógica na

escola indígena dos Assuriní em uma perspectiva diferenciada e intercultural.

Ficha Técnica
Ano Publicação
2021
Páginas
62