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Detalhes do E-book

Título: Geração e análise de produtos cartográficos por fotogrametria com o uso de estructure from motion - multi view stereo (v.1)
Informações
ISBN
978-65-86230-13-0
Autores(as)
Kalima Mendes Pitombeira, Antonio Aderson dos Reis Filho
Sobre esta obra

Devido à importância da execução de levantamentos tridimensionais de

superfícies e sua representação cartograficamente, existem diversas metodologias

para a realização desse tipo de trabalho. Por isso o valor dos instrumentos ou

sensores a serem utilizados, a qualidade e quantidade requeridas dos dados, bem

como sua precisão, o rigor necessário durante as atividades de campo e o tempo

despendido para realizá-las são os principais fatores que influenciam na escolha do

tipo de técnica de ser aplicada conforme a finalidade do levantamento. Nesse sentido,

o método de fotogrametria que faz uso do processamento das imagens por algoritmos

de Structure from Motion e Multi-View Stereo (SfM-MVS) surgiu como uma alternativa

consideravelmente mais acessível financeiramente que a fotogrametria tradicional e

que os equipamentos de varredura, uma vez que os sensores utilizados podem ser

de câmeras digitais não métricas, permitindo também a versatilidade do uso de

plataformas como pipas, balões, veículos aéreos não tripulados (VANTs), bastões

telescópicos e até mesmo sem acoplar a câmera em nenhum instrumento. Além disso,

por não requerer pontos de controle para solucionar a geometria da superfície, apenas

para referenciá-la, o operacional relacionado ao apoio de campo torna-se mais barato

e de fácil execução. Portanto, por se tratar de uma metodologia inovadora e com

bastante potencial para melhorar cada vez mais a precisão e acurácia dos dados

coletados, o uso de SfM-MVS vem sendo amplamente estudado pela comunidade

científica internacional.

No entanto, é uma temática que ganhou representatividade para aplicações

direcionadas as geociências somente na última década. Assim, o referente estudo foi

realizado como uma forma de analisar a viabilidade do emprego da técnica SfM-MVS

para geração de modelos digitais do terreno e produtos cartográficos planialtimétricos

com qualidade posicional a partir de imagens obtidas com fotogrametria terrestre.

Para isso, tais modelos foram classificados conforme os parâmetros de exatidão

brasileiros estabelecidos pela Comissão Nacional de Cartografia (2011), adaptados

para escalas grandes considerando fotos capturadas à curta distância. Para isso,

realizou-se uma ampla pesquisa bibliográfica que pudesse nortear a escolha da

metodologia a ser aplicada, considerando que a coleta de dados em campo pode ser

executada de diversas maneiras, bem como esses algoritmos permitem diferentes

implementações e etapas a serem realizados em softwares ou plataformas. Devido à

variabilidade de combinações existentes, tais possibilidades foram discutidas

brevemente no escopo deste trabalho, recomendando as referências citadas aos

leitores que desejam se aprofundar nessa temática.

A divisão desta publicação segue, então, com 7 capítulos: o primeiro com uma

visão geral sobre o tema associado ao avanço tecnológico; os três seguintes retratam

o embasamento teórico que fundamentam este estudo (relativo à fotogrametria, SfMMVS e controle de qualidade cartográfico); o quinto com a explicação minuciosa dos

materiais utilizados e métodos aplicados; o sexto com os resultados numéricos obtidos

e discussões a respeito do que representam, além da exposição de mapas gerados

com os dados coletados; o último com o apontamento das conclusões gerais do

trabalho, bem como as contribuições da pesquisa e suas limitações.

Ficha Técnica
Páginas
101

Corpo Editorial



Editor Chefe

Prof. Dr. Edilson Antonio Catapan - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora, Brasil



Conselho Editorial

Prof. Dr. Edson da Silva - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Brasil

Profª. Drª. Fátima Cibele Soares - Universidade Federal do Pampa, Brasil

Prof. Dr. Gilson Silva Filho - Centro Universitário São Camilo, Brasil

Prof. Msc. Júlio Nonato Silva Nascimento - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Brasil

Profª. Msc. Adriana Karin Goelzer Leining - Universidade Federal do Paraná, Brasil

Prof. Msc. Ricardo Sérgio da Silva - Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Prof. Esp. Haroldo Wilson da Silva - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil

Prof. Dr. Orlando Silvestre Fragata - Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Prof. Dr. Orlando Ramos do Nascimento Júnior - Universidade Estadual de Alagoas, Brasil

Profª. Drª. Angela Maria Pires Caniato - Universidade Estadual de Maringá, Brasil

Profª. Drª. Genira Carneiro de Araujo - Universidade do Estado da Bahia, Brasil

Prof. Dr. José Arilson de Souza - Universidade Federal de Rondônia, Brasil

Profª. Msc. Maria Elena Nascimento de Lima - Universidade do Estado do Pará, Brasil

Prof. Caio Henrique Ungarato Fiorese - Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil

Profª. Drª Silvana Saionara Gollo - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil

Profª. Drª. Mariza Ferreira da Silva - Universidade Federal do Paraná, Brasil

Prof. Msc. Daniel Molina Botache - Universidad del Tolima, Colômbia

Prof. Dr. Armando Carlos de Pina Filho- Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Prof. Dr. Hudson do Vale de Oliveira- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, Brasil

Profª. Msc. Juliana Barbosa de Faria - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Brasil

Profª. Esp. Marília Emanuela Ferreira de Jesus - Universidade Federal da Bahia, Brasil

Prof. Msc. Jadson Justi - Universidade Federal do Amazonas, Brasil

Profª. Drª. Alexandra Ferronato Beatrici - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil

Profª. Msc. Caroline Gomes Mâcedo - Universidade Federal do Pará, Brasil

Prof. Dr. Dilson Henrique Ramos Evangelista - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Brasil

Prof. Dr. Edmilson Cesar Bortoletto - Universidade Estadual de Maringá, Brasil

Prof. Msc. Raphael Magalhães Hoed - Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Brasil

Profª. Msc Eulália Cristina Costa de Carvalho - Universidade Federal do Maranhão, Brasil

Prof. Msc Fabiano Roberto Santos de Lima - Centro Universitário Geraldo di Biase, Brasil

Profª. Drª. Gabrielle de Souza Rocha - Universidade Federal Fluminense, Brasil

Prof. Dr. Helder Antônio da Silva - Instituto Federal de Educação do Sudeste de Minas Gerais, Brasil

Profª. Esp. Lida Graciela Valenzuela de Brull - Universidad Nacional de Pilar, Paraguai

Profª. Drª. Jane Marlei Boeira - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Brasil

Profª. Drª. Carolina de Castro Nadaf Leal - Universidade Estácio de Sá, Brasil

Prof. Dr. Carlos Alberto Mendes Morais - Universidade do Vale do Rio do Sino, Brasil

Prof. Dr. Richard Silva Martins - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio Grandense, Brasil

Profª. Drª. Ana Lídia Tonani Tolfo - Centro Universitário de Rio Preto, Brasil

Prof. Dr. André Luís Ribeiro Lacerda - Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil

Prof. Dr. Wagner Corsino Enedino - Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil

Profª. Msc. Scheila Daiana Severo Hollveg - Universidade Franciscana, Brasil

Prof. Dr. José Alberto Yemal - Universidade Paulista, Brasil

Profª. Drª. Adriana Estela Sanjuan Montebello - Universidade Federal de São Carlos, Brasil

Profª. Msc. Onofre Vargas Júnior - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Brasil

Profª. Drª. Rita de Cássia da Silva Oliveira - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Brasil

Profª. Drª. Leticia Dias Lima Jedlicka - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Brasil

Profª. Drª. Joseina Moutinho Tavares - Instituto Federal da Bahia, Brasil

Prof. Dr. Paulo Henrique de Miranda Montenegro - Universidade Federal da Paraíba, Brasil

Prof. Dr. Claudinei de Souza Guimarães - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Profª. Drª. Christiane Saraiva Ogrodowski - Universidade Federal do Rio Grande, Brasil

Profª. Drª. Celeide Pereira - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil

Profª. Msc. Alexandra da Rocha Gomes - Centro Universitário Unifacvest, Brasil

Profª. Drª. Djanavia Azevêdo da Luz - Universidade Federal do Maranhão, Brasil

Prof. Dr. Eduardo Dória Silva - Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Profª. Msc. Juliane de Almeida Lira - Faculdade de Itaituba, Brasil

Prof. Dr. Luiz Antonio Souza de Araujo - Universidade Federal Fluminense, Brasil

Prof. Dr. Rafael de Almeida Schiavon - Universidade Estadual de Maringá, Brasil

Profª. Drª. Rejane Marie Barbosa Davim - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil

Prof. Msc. Salvador Viana Gomes Junior - Universidade Potiguar, Brasil

Prof. Dr. Caio Marcio Barros de Oliveira - Universidade Federal do Maranhão, Brasil

Prof. Dr. Cleiseano Emanuel da Silva Paniagua - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Brasil

Profª. Drª. Ercilia de Stefano - Universidade Federal Fluminense, Brasil

Prof. Msc. Juan José Angel Palomino Jhong - Universidad Nacional San Luis Gonzaga -Ica, Perú

Prof. Dr. João Tomaz da Silva Borges - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Brasil